Skip to main content
eScholarship
Open Access Publications from the University of California

Poesia e poética – Chamada de artigos

Edição Geral sobre Poesia e Poética

Suplemento Especial: Poesia Afro/Luso/Brasileira

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

PRAZO: Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Mester, a revista acadêmica dos alunos de pós-graduação do Departamento de Espanhol e Português da Universidade da Califórnia, Los Angeles, está com chamada aberta para publicação de sua edição número 50. Mester publica artigos, entrevistas e resenhas nos campos de literatura, cultura e linguística, dentro das áreas relacionadas aos estudos ibéricos, hispano-americanos, brasileiros, afro-lusófonos, latinos e chicanos.

Mester busca submissões que reflitam sobre os desafios que a poesia encontra hoje, mas também sobre as possibilidades que abre a poéticaenquanto prática crítica de resistência. Como realidades epistemológicas, ontológicas e sociopolíticas, que escapatórias apresentam poetas e poemas?

Alguns dos tópicos que podem ser abordados incluem: Representações da identidade e da nação no capitalismo industrial e pós-industrial; modernismo, modernidade, movimentos de vanguarda; marginalidade e contracultura; a poesia em movimentos feministas e LGBTQIA+; poesia e interseccionalidade; globalização, migrações, (neo)colonialismo e justiça linguística; poéticas indígenas; poéticas da negritude; poéticas do urbanismo utópico e da justiça espacial; poesia (neo)concreta, visual, sonora e slam; poemas-objeto, mídias sociais, tecnologia, performance e música; poesia, arquivo e memória.

Além disso, estamos abertos a submissões para um suplemento especial dedicado exclusivamente à poesia luso/afro/brasileira. A vitalidade destas tradições literárias propõe um debate instigante sobre os desígnios e limites da poesia a partir de perspectivas inter/transdisciplinares: “Vamos brincar de poesia?”[1] Estamos igualmente abertos a receber trabalhos comparativos em diversas áreas, entre elas: estudos culturais, de gênero, da sexualidade, da tradução, da performance, da teoria racial crítica, da literatura comparada, do cinema, etc.

Os textos podem ser escritos em inglês, português ou espanhol. Decisões a respeito da seleção e publicação de artigos serão realizadas sem identificação dos autores e avaliadores e com base na qualidade da submissão. Por favor, seguir todas as diretrizes e convenções requeridas pelo manual atualizado da MLA (Modern Language Association). Os trabalhos devem ter entre quinze (15) e vinte e cinco (25) páginas no máximo, formatadas com espaçamento duplo (3750-8000 palavras), incluindo notas de rodapé e referências. A fonte deve ser tamanho 12, Times New Roman. Acesse aqui as diretrizes para as submissões: http://escholarship.org/uc/search?entity=ucla_spanport_mester;view=submissionguidelines

Os trabalhos devem ser enviados eletronicamente via eScholarship e serão indexados na Bibliografia Internacional da MLA. Para ler edições anteriores da Mester e iniciar o processo de submissão, visite a versão digital no eScholarship: http://escholarship.org/uc/ucla_spanport_mester

Em caso de dúvida, contatar Isaac Giménez, Editor-chefe,igimenez@g.ucla.edu



[1] Em “Convite” de José Paulo Paes.